segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dia de Nossa Senhora da Conceição


Hoje é o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da nossa cidade Pau dos Ferros/RN. Os conterrâneos da minha cidade, que são irmãos na fé católica, sentem a importância do dia de hoje.

Em 2007 eu tive a felicidade de acompanhar os festejos, as noites de novenas e a procissão que leva milhares de pessoas às ruas no dia 8. Hoje, mesmo distante, acompanho com o coração e as orações voltadas para a nossa grande Mãe, que nos acompanha e nos fortalece onde quer que estejamos.

O nome Nossa Senhora da Conceição, ou Imaculada Conceição, foi dado à mãe de Jesus devido ao fato de Ela ter sido especialmente escolhida por Deus para ser mãe do seu Filho, por isso ter nascido sem o chamado “pecado original”.

Pecado original, segundo as doutrinas judaico-cristãs, é uma espécie de explicação para as imperfeições humanas, originado a partir da imperfeição de Adão e Eva, e depois deles todos os homens e mulheres passaram a possuí-lo.

De acordo com a Santíssima Trindade, uma das principais doutrinas da Igreja Católica, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma só pessoa. Maria, por ter sido escolhida para ser a mãe de Jesus, simboliza também a mãe de Deus, pois carregou Deus no seu ventre.

A Igreja Católica introduziu em seus dogmas, em 8 de dezembro de 1854, que Maria mãe de Jesus foi a única exceção do pecado original. Este dogma é chamado dogma da Imaculada Concepção (concebida sem pecado), ou Imaculada Conceição.

Maria foi uma mulher especial desde o momento que foi gerada no útero de sua mãe.

Em 1930, antes da proclamação do dogma, Nossa Senhora apareceu para uma noviça chamada Catarina Labouré (França, 1809-1876) pedindo que fizesse uma medalha especial, através da qual muitos alcançariam graças, e na medalha escrevesse as palavras: “Maria concebida sem pecado, rogai por nós”. Essa medalha ficou famosa no mundo todo com o nome de Medalha Milagrosa.

Medalha Milagrosa

A partir daí muitos padres e bispos, conhecendo os milagres da medalha pelo mundo afora, pediram ao Papa Pio IX que proclamasse Maria como isenta do pecado original.

O dogma já vinha sendo vivido nos corações dos fiéis desde muitos séculos atrás, mesmo não tendo sido ainda oficializado. Até 1854 os católicos tinham a liberdade de crer ou não no dogma da Imaculada Conceição. Rejeitar esse dogma não era caracterizado como uma heresia.

No dia 8 de dezembro de 1854 o Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Concepção de Maria em uma cerimônia com 53 cardeais, 43 arcebispos, 100 bispos e mais de 50 mil romeiros.

Hoje o mundo está convencido da verdade da Imaculada Concepção de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora da Imaculada Concepção.

E nós, cada vez mais, damos vivas para Nossa Senhora da Conceição!

Fonte: Blog do FABIO TORQUATO

Nenhum comentário: