segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Selo será entregue a 12 cidades do Médio e Alto Oeste


A capital do Alto Oeste Potiguar sediará na noite deste sábado a Cerimônia de Reconhecimento aos municípios ganhadores da segunda edição nacional do Selo Unicef Município Aprovado 2008. O evento será realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros.

Durante a cerimônia, os 11 municípios do Médio e Alto Oeste serão publicamente reconhecidos como aprovados na sua missão de promover os direitos das crianças e adolescentes em seus territórios. Eles foram avaliados a partir de 13 indicadores de Impacto Social nas áreas de educação e saúde, 21 indicadores de Gestão de Políticas Públicas e na execução de quatro projetos de Participação Social.

A entrega dos troféus aos 11 municípios do Médio e Alto Oeste que foram contemplados com o Selo Unicef 2008 acontecerá na Praça de Eventos, em Pau dos Ferros. O evento contará com a participação dos prefeitos e articuladores do Selo Unicef das cidades de Doutor Severiano, Encanto, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Messias Targino, Pau dos Ferros, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes e São Miguel.

O prefeito Leonardo Rego, juntamente com sua equipe administrativa, montou uma ampla programação especial para a realização da festa de entrega dos troféus do Selo Unicef 2008. Leonardo Rego (DEM) e a secretária da Juventude, Habitação e Assistência Social, Emília Suzana, participaram da solenidade, em Recife, onde foi anunciada a conquista do Selo Unicef 2008 para este município.

De acordo com Leonardo Rego, a conquista do Selo Unicef 2008 só comprova que o Governo Municipal está no caminho certo e trabalhando para transformar a cidade em um local próspero, desenvolvido, de referência e cada vez melhor para se morar.

"Encontramos um município sem as mínimas condições de administrar, sem poder receber recursos federais, e hoje temos a satisfação de receber a notícia de que Pau dos Ferros foi um dos 40 municípios que vão receber o Selo Unicef. Mas essa não é uma conquista isolada do prefeito e sim de toda uma equipe administrativa comprometida com o bem comum", comentou o prefeito Leonardo.

A cidade de Pau dos Ferros, que no passado só aparecia nos noticiários de forma negativa, nos últimos tempos tem sido destaque na imprensa com matérias positivas e importantes para o dia-a-dia da população local e da região do Alto Oeste.

Em 1998, dez anos após a promulgação da atual Constituição Brasileira, um grupo de técnicos do Governo do Ceará, funcionários e consultores do Unicef liderados pela pedagoga Stela Naspolini e o economista Patrício Fuentes criaram o Selo Unicef Município Aprovado. O Selo é hoje o maior e mais importante programa de reconhecimento do esforço feito pelos municípios para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e o alcance das Metas do Milênio. Presente em 1.200 municípios de 11 Estados do Semi-árido brasileiro, o Selo Unicef vem estimulando a melhoria da gestão municipal e o aumento da participação social para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Convenção dos Direitos da Criança.

Em sua segunda edição no Rio Grande do Norte, no Pólo do Médio e Alto Oeste, esta honraria será entregue a dez municípios. Com este resultado, o Rio Grande do Norte passa a ter 49 municípios que pelo menos uma vez ganharam o Selo Unicef, comprovando que os ventos da mudança social estão chegando de maneira cada vez mais forte neste Estado, numa demonstração de que o país avança para a garantia dos direitos humanos.

A marca do Selo Município Aprovado começará a povoar os uniformes escolares, as cartas, os carros e os muros de cada cidade potiguar, lembrando a todos a prioridade absoluta: a criança. Que cada criança possa dizer ao brincar e correr livre pela sua cidade: "Meu município me faz crescer".

A cerimônia contará com caravanas de crianças e adolescentes dos municípios vencedores do Selo Unicef 2008, como Pau dos Ferros, Dr. Severiano, Encanto, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes e São Miguel - ganhadores deste pólo.

De acordo com a programação, entre as estrelas da infância o destaque vai para aquelas pessoas que estão integralmente dedicadas à conquista do Selo. Nesta edição foram mobilizados 165 articuladores e articuladoras no Rio Grande do Norte; 91 mobilizadores de participação política, 88 mobilizadores de esporte, 71 mobilizadores de cultura e 92 mobilizadores de educação para a convivência com o semi-árido e 3420 adolescentes que superaram todas as dificuldades que um profissional da área social pode imaginar. Montaram equipes de trabalho, buscaram recursos, espaço físico e pessoal para organizar esta verdadeira maratona dos direitos. Para mostrar a força destes municípios, serão apresentadas seleções de apresentações artísticas e culturais que tão bem representam a diversidade da região e do Rio Grande do Norte.

Durante toda a programação aconteceram várias apresentações culturais com o Grupo Daçarte de Pau dos Ferros; Banda Filarmônica do município Dr. Severiano; Grupo "Maneiro Pau" do Encanto; "Peça Humorística" de Lucrécia; Grupo Xadado de Luís Gomes; Grupo Rei de Congo Mirim de Major Sales; Grupo Flor de Mandacaru apresentando o Xaxado de Riacho da Cruz; Grupo Araruna de Riacho de Santana e o Grupo "Lampião e Maria Bonita" de São Miguel. (Márcio Morais). Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: