terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Unicef entrega Selo Município Aprovado no Alto Oeste


O município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, recebeu a visita da Caravana do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e representantes do Governo do Estado, para fazer a entrega do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2008 as 11 cidades do Médio e Alto Oeste que foram agraciadas com o importante selo que atesta eficiência administrativa dos gestores municipais dos respectivos municípios.

O evento que aconteceu na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros foi marcado pela organização, apresentação dos grupos culturais, participação das 11 caravanas das cidades com 200 pessoas cada e da participação da população pau-
ferrense que de forma maciça prestigiou a grande festa.

A solenidade contou com a presença dos prefeitos Leonardo Rego, de Pau dos Ferros, Marcos Aurélio, de Riacho da Cruz, Pio Fernandes, de Luís Gomes, Maria Elce, de Major Sales, Raimundo Nonato,. De Riacho de Santana, Severino Dantas, De Lucrecia, e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Esportes e Infância e Juventude.
Na ocasião a representante do Unicef, Tati Andrade, entregou aos prefeitos e representantes dos municípios, os troféus com o Selo Unicef 2008. Pau dos Ferros conseguiu pela primeira vez ser contemplado com o prêmio que deixou o prefeito Leonardo Rego todo orgulhoso e feliz.

Antes da entrega dos troféus, acontecearam várias apresentações culturais, cada município contemplado com o Selo Unicef 2008 levou um Grupo Cultural que realizou apresentações, mas o destaque foi para o Grupo Dançart, de Pau dos Ferros, que fez uma das mais belas apresentações.

O prefeito de Luís Gomes, médico Pio Fernandes, foi uma dos satisfeito com o prêmio, pois o seu município foi contemplado pela segunda vez consecutiva. "Quem ganha com esse prêmio é a população de cada município que passa a dispor de uma qualidade de vida mais justa, mais humana", comentou Pio Fernandes.

Já o prefeito Leonardo Rego que está no final do seu primeiro mandato à frente dos destinos da principal cidade do Alto Oeste, destacou o trabalho da sua equipe administrativa e falou das dificuldades em que encontrou a cidade, mas que agora o povo pau-ferrense está vivendo uma nova fase, uma fase de progresso, de respeito, de desenvolvimento. "Agradeço a todos que fazem o nosso governo, mas os parabéns vão para o nosso povo, que agora passa a ter orgulho da cidade em que vivemos, pois o Selo Unicef é um certificado de responsabilidade administrativa e isso nos deixa muito feliz", comentou o prefeito Leonardo Rego que mudou a cara de Pau dos Ferros.

O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional aos municípios que alcançaram resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do Semi-árido brasileiro. Sempre com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a iniciativa tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas na região.

Lançado no Ceará em 1999, o Selo teve o seu lançamento nacional em abril de 2005 nas cidades de Petrolina e Juazeiro. A iniciativa faz parte da contribuição do Unicef ao Pacto Um mundo para a criança e adolescente do Semi-árido, compromisso firmado em junho de 2004 e renovado em 2007 pelo Presidente da República, 11 ministros de Estado, os governadores dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas. O Pacto é um esforço coletivo para ajudar o Brasil a reduzir as desigualdades sociais, assegurando a cada criança e a cada adolescente o direito a sobreviver, aprender, proteger (-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial e a exercer sua cidadania.

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas; e Participação Social. O Selo está sendo entregue aos municípios que conseguiram alcançar os maiores avanços em pelo menos em seis dos 13 indicadores de Impacto Social; em 10 dos 21 indicadores de Gestão; e em pelo menos dois dos quatro temas do eixo de Participação Social.

Dos quase 1.500 municípios da região do Semi-árido, 1.130 se inscreveram nesta edição. Desses, 259 conquistaram a certificação. No estão do Rio Grande do Norte que ficou em segundo colocado com 40 municípios aprovados, perdendo apenas para o Ceara.

Os municípios aprovados receberão um troféu, um certificado e a autorização e as orientações para a utilização da logomarca do Selo Unicef Município Aprovado. Os municípios certificados poderão utilizar a logomarca do Selo Unicef até a entrega da próxima edição do reconhecimento, em 2010. A logomarca poderá ser aplicada nos materiais de divulgação do município, em prédios e veículos públicos municipais e eventos.

Nesta edição, os principais avanços observados nos municípios participantes do Selo foi o percentual de crianças menores de 2 anos desnutridas. Em 2007, nos 1.130 municípios inscritos, 4,2% das crianças nessa faixa etária estavam desnutridas. Em 2004, esse percentual era de 8,1%. Isso significa que 291 mil crianças ficaram livres da desnutrição. Outros aspectos observados foram a queda da mortalidade infantil que foi três vezes maior do que nos demais municípios brasileiros; o acesso ao pré-natal que melhorou 21,2% e a distorção idade-série que melhorou 63%.


Prefeitos demonstram orgulho pela conquista do Selo Unicef

Os prefeitos dos municípios que foram contemplados com o Selo Unicef 2008 não escondem a felicidade de ter conquistado o importante prêmio e ainda estão comemorando o bom resultado com grandes festas em suas respectivas cidades.

O projeto Selo Unicef - Município Aprovado faz parte do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido e representa a união de gestores públicos e sociedade civil organizada para o desenvolvimento da região, na busca de melhorias dos indicadores sociais como saúde e educação.

Para o prefeito do município de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, a conquista do selo mostra o compromisso que sua gestão tem com os jovens e os adolescentes. "Desenvolvemos políticas publicas, investimos em saúde, educação, cultura, esporte e com isso demos condições para esses jovens pensarem em um futuro melhor", afirmou Leonardo.

O prefeito de Riacho de Santana, Raimundo Nonato "Raimundinho", disse que ficou muito feliz por seu município ter recebido o Selo. "Isso foi resultado de um trabalho voltado para área social do município, nós melhoramos os indicadores sociais como educação e saúde", ressaltou.

Segundo Pio Fernandes, prefeito de Luís Gomes, a certificação de 40 municípios norte-rio-grandenses com o Selo Unicef é motivo de muito orgulho para todo o Rio Grande do Norte.Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: