terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ciclista aventureiro chega ao Alto Oeste e expõe fotografias

ALTO OESTE - O ciclista gaúcho José Paranhos Carrazzone, o "Dag 21", natural de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, está fazendo um percurso ciclístico pelo Brasil. O objetivo maior dessa pedalada é realizar o sonho do irmão Diogo Paranhos, ou "Dhp 27" como gostava de ser chamado, que tinha um projeto de percorrer o Brasil de bicicleta, conhecer seu povo, suas culturas, suas realidades e difundir esse conhecimento com as pessoas e estudantes que não têm a oportunidade de fazê-lo. Mas o projeto não deu tempo, o jovem foi assassinado aos 21 anos.

O sonho de Diogo teria encerrado com a tragédia, mas o seu irmão o "Dag 21", iniciou o seu percurso que já demora 13 anos, em cima de duas rodas, na sua companheira a inseparável bicicleta "Negrutcha", e já passou por 20 Estados brasileiros. Já são cerca de 50 mil quilômetros rodados, com 700 cidades registradas através de fotografias, que já chega a 50 mil no acervo que é exposto em cada cidade aonde Dag chega.

"Temos muito que mostrar nas capitais e no interior, é uma diversidade maravilhosa", disse o aventureiro. Que deixou seus anseios pessoais na Argentina, onde morava para realizar o sonho do irmão.

Quando chega a cidade, Dag procura a parceria das prefeituras, igrejas católicas, universidades e corporações militares, que de acordo com ele, sempre o ajudam. Nas localidades em que chega, procura um local para se hospedar e expor as suas fotografias, que por si só, é de encher os olhos e proporciona uma verdadeira aula da diversidade cultural e da desigualdade social do País. Em seguida Dag entra em contato com escolas e universidades e pede autorização para dar palestras, sem cobrar nada.

"Meu projeto é sem fins lucrativos", afirma. Os temas das palestras são as suas aventuras pelo o país, mas principalmente focando a questão da valorização da vida. A única coisa que leva com ele são camisas com os temas das campanhas que ele defende: "H2O Química da Vida" e "Paz e Amor", "quando alguém quer comprar eu tenho algumas unidades, ajuda a pagar algumas despesas", disse.

Depois de percorrer algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte, que já totalizam cerca de 100 municípios, Dag chegou a Pau dos Ferros, capital do Alto Oeste Potiguar, aonde recebeu apoio da Prefeitura Municipal e fez uma exposição na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

O ciclista Dag tem o desejo de fazer do seu acervo de fotos um livro mostrando todo o Brasil. "Eu quero fazer uma seleção das melhores e publicar junto com poesias de valorização da vida". Ele também faz um book com adolescentes com a camisa da campanha Paz e Amor, e coloca nas exposições fotográficas. Ele continua seu trajeto, seguindo para a região Norte, rumo aos estados que ainda irão apreciar a história de vida e as exposições do ciclista aventureiro e sonhador.Fonte:gazeta do oeste !!!

Nenhum comentário: