sábado, 31 de janeiro de 2009

Leonardo Rego visita veículos de comunicação de Mossoró


O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), esteve ontem visitando os veículos de comunicação da cidade de Mossoró. Na oportunidade, o mandatário falou sobre seus projetos para o município oestano. Leonardo Rego concedeu entrevista a Rede Potiguar de Comunicação, oportunidade em que onde falou sobre políticas publicas para o município de Pau dos Ferros, bem como acerca de política partidária. Seguindo o que já havia dito na semana passada ao CORREIO DA TARDE, Leonardo disse que Rosalba é o grande nome para eleição de governo do Estado em 2010.Fonte:Correio fa tarde !!!

Leonardo Rego vê polarização entre Getúlio Rego e Raimundo em 2010


O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), acha que a disputa pelos votos dos pau-ferrenses para a Assembléia Legislativa deve mesmo ficar polarizada entre o seu pai, o deputado estadual Getúlio Rego (DEM) e o também deputado Raimundo Fernandes (PMN). Embora não descarte a candidatura do ex-deputado Elias Fernandes (PMDB), para o prefeito os nomes mais fortes são os colocados.

Em visita ontem ao CORREIO no final da tarde, Leonardo falou sobre as eleições de 2010 na região de Pau dos Ferros. O prefeito pau-ferrense acha que o seu pai tem amplas chances de vitória para o ano que vem diante do seu histórico e das bases que manteve após as eleições de 2008.

"O deputado Getúlio Rego está muito bem situado para as eleições. Tem uma base política forte em Pau dos Ferros, aonde ganhamos a prefeitura novamente com a nossa reeleição e pode manteve várias outras lideranças de sucesso nos municípios do Alto Oeste ao seu lado", contou.

Em 2006, quando foi eleito para o seu quinto mandato na Assembléia Legislativa, Getúlio Rego obteve votação expressiva em vários municípios da região do Alto Oeste. "Estou muito confiante sobre a vitória do deputado", externou.

Um fato novo melhora ainda mais a situação do parlamentar. É que parte do PMDB de Pau dos Ferros pode vir a apoiá-lo. O partido do senador Garibaldi Filho rachou por conta da formação da chapa vitoriosa naquele município. A ex-vice-prefeita Maria Rego, indiciou o filho, Fabrício Torquato, para companheiro de Leonardo, em detrimento do filho do ex-deputado Elias Fernandes, Gustavo Fernandes. A decisão provocou o rompimento político e pessoal entre Maria e Elias.

Assim, mesmo que seja candidato, o ex-deputado peemedebista tende a não ter a unidade do seu partido no seu palanque, o que foi uma tradição nos últimos anos.

Federal

Leonardo Rego confirmou o seu compromisso de apoiar a reeleição do deputado federal Felipe Maia (DEM). A sua escolha é um reconhecimento à liderança do senador José Agripino (DEM) que tem sido leal à administração pau-ferrense. "O senador José Agripino tem sempre destinado emendas para o nosso município, em busca de novos e importantes investimentos para nós", argumentou.

Prefeito denuncia falta de médicos em hospital

Na visita que fez ontem ao CORREIO DA TARDE, o prefeito Leonardo Rego (DEM) não poupou críticas à governadora Wilma de Faria (PSB), especialmente com relação à saúde.

Ele denunciou que o Hospital Regional Cleodon Carlos não tem médicos cardiologistas nem ortopedistas há cerca de dois anos.
"A população para ser atendida tem de procurar a prefeitura, que acaba bancando os procedimentos com recursos próprios", conta. A situação torna-se ainda mais grave porque muitas vezes existe uma certa letargia quando à solução dos problemas, entende o prefeito.

"A gente (a prefeitura) acaba tendo de bancar o tratamento porque o Governo não faz o que é de sua obrigação", critica.

Segundo Leonardo Rego, o hospital só tem um anestesiologista de plantão, o que prejudica todo o funcionamento daquela unidade. Sem anestesiologista, explica, as cirurgias ficam sem poder ser realizadas.

Leonardo Rego defende que haja um choque de gestão na saúde estadual, com a valorização do profissional médico e a busca de um entendimento com a categoria. Ele também lembra que é necessário se olhar para a assistência no interior do Estado e não ficar apenas atrás de solucionar os problemas de Natal. Fonte:Correio da tarde !!!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Leonardo anuncia mais investimentos para área de esporte em Pau dos Ferros


PAU DOS FERROS - No seu programa diário, veiculado pela Rádio Cultura do Oeste, o prefeito Leonardo Rêgo afirmou, ontem, que diversos projetos na área de infra-estrutura estão em ritmo bastante acelerados no município. Disse ainda que outros deverão ser iniciados nos próximos dias.

Segundo o chefe do executivo pau-ferrense, uma equipe de engenheiros e arquitetos da prefeitura está mobilizada para tocar os projetos.

Estão inseridos, nesse leque de obras, fruto de emendas da Senadora Rosalba Ciarlini e do deputado federal Felipe Maia ao Orçamento Geral da União, a reforma do ginásio poliesportivo "Prof. João Faustino", localizado no bairro Princesinha, que funciona como uma das principais praças esportivas do município. O ginásio passará por uma ampla reforma. Outro obras anunciada pelo prefeito seria a reforma e ampliação do Estádio "9 de Janeiro". "Vamos trabalhar na reconstrução de arquibancadas, banheiros, vestiários, cabines de rádios, fachada principal, entre outros pontos necessários para que a cidade possa oferecer aos seus desportistas um estádio de futebol com qualidade. Com recursos próprios vamos tratar da iluminação daquela praça de esportes", acrescentou Leonardo.

O prefeito também assegurou a construção de uma quadra poliesportiva no bairro João XXIII. A Prefeitura de Pau dos Ferros já fizera muito na área de esportes, recorda o prefeito. "No ano de 2005, por exemplo, construiu a quadra poliesportiva coberta do bairro Riacho do Meio. Em 2008 foram inauguradas a do Perímetro Irrigado, duas de areia para a prática das modalidades vôley, futvôley e futebol nos bairros São Geraldo e Manoel Domingos. E já está em fase de conclusão uma quadra descoberta no bairro Alto do Açude", afirmou.

Durante o primeiro mandato foram realizados campeonatos municipais de futebol Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto como, também, Regionais de Futebol Adulto.

O município promoveu outras competições nas modalidades Ciclismo, Futsal, Maratona e Karatê. Estes, somados a outros, terão continuidade na gestão que ora se inicia. Fonte:Correio da tarde!!!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Corte de Terras beneficiará os agricultores de Pau dos Ferros



PAU DOS FERROS - A Prefeitura de Pau dos Ferros está fazendo o recadastramento dos produtores rurais do município com vistas ao Programa de Corte de Terras. Já são 600 o número de agricultores que serão beneficiados, equitativamente, com 1,5 hora de trator. O programa é voltado ao homem do campo e já está no seu quinto ano consecutivo, é um compromisso do Governo "Trabalhando com o Povo".

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, comandada por Jodacy Rego, realiza essa atividade de forma democrática, portanto, sem discriminação de qualquer natureza, inclusive posicionamento político-partidário.

A previsão para o início do Programa Corte de Terras é entre os meses de março e abril que, segundo os meteorologistas, é quando o inverno, efetivamente, terá o seu curso normal. Para o homem do campo são duas as suas prioridades: O Corte de Terras e a manutenção das entradas vicinais. Logo que haja uma trégua no período chuvoso, os serviços de manutenção das estradas - outro compromisso deste governo - serão retomados.

O prefeito Leonardo Rego (DEM) tem prestigiado o homem do campo. A Prefeitura de Pau dos Ferros revitalizou cerca de 100 pequenos açudes no município e, ainda, em parceria com o Governo Federal, praticamente 100% da zona rural já foi contemplada com o programa "Luz para Todos".

No intuito de melhorar a assistência a esses bravos trabalhadores, a Prefeitura adquiriu uma patrulha mecanizada - acoplada a vários implementos agrícolas - e, num curto espaço de tempo, fará a aquisição de um trator 4x4 com grade hidráulica, lâmina e pá mecânica. A Secretaria da Agricultura - de forma pioneira - realizou, também, uma parceria com o Banco do Nordeste, Emater e Sindicato Rural onde conseguiu realizar 10 Feirões do Pronaf. Nesses eventos, foram comercializados mais de três mil animais, principalmente gado bovino, cuja movimentação de recursos atingiu a cifra de R$ 4 milhões de reais.

Com os dados o prefeito Leonardo Rego demonstra claramente que no primeiro mandato e no segundo que se inicia, o município não tem medido esforços para que as ações da municipalidade sejam dirigidas, voltadas e atinjam todas as áreas da administração.Fonte:Jornal gazeta do oeste !!!

Primeiras chuvas na região Oeste preocupam prefeitos e moradores


OESTE - A demora na reconstrução das áreas destruídas pelas chuvas no ano passado já trazem sérios problemas para a população da região Oeste. A situação complicou-se nos últimos dias, com a chegada das chuvas.Caso as chuvas continuem a ocorrer no mesmo ritmo da semana passada, o desvio feito pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) será totalmente destruído pela força das águas e os carros de pequeno porte, assim como os caminhões, terão que fazer um trajeto alternativo por Pau dos Ferros, e, em seguida, subir a Serra de Portalegre, aumentado em torno de 30 quilômetros a distância percorrida.

O deputado estadual Getúlio Rego já fez vários pronunciamentos na Assembléia Legislativa cobrando a recuperação das rodovias da região que ligam Apodi a Caraúbas, Itaú a Riacho da Cruz e Caraúbas a Olho D'água dos Borges, mas até o momento praticamente nada foi feito pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, comandado pelo engenheiro Jader Torres.

O CT já tentou manter diversos contatos com o departamento de engenharia do DER, que tem o comando do engenheiro Caio Pascoal, mas a sua secretária sempre argumenta que a autoridade estaria participando de reunião, mas que vai retornar a ligação, fato nunca ocorrido.

Praticamente em todos os municípios do Médio e Alto Oeste choveu nos últimos dias. As chuvas já amenizam a temperatura das cidades e alguns produtores rurais já preparam suas terras para o plantio. Mesmo assim a situação é de apreensão em conseqüência do descaso dos governos estadual e federal com os problemas surgidos ainda por conta das chuvas de 2008. Fonte:Jornal correio da tarde !!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prefeitura mantem população bem informada com site e progama no rádio !!!


Pau dos Ferros - Levando em conta a frase de que "a informação é o melhor inseticida contra a corrupção", o cidadão pau-ferrense poderá acompanhar a execução de várias ações, projetos, programas e obras da administração do prefeito Leonardo Rego (DEM) diariamente através do site oficial da Prefeitura de Pau dos Ferros, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.prefeituradepaudosferros.com.br.

No site oficial do principal município do Alto Oeste potiguar, o internauta terá acesso ao Diário Oficial do município, Lei Orgânica, regime jurídico, história da cidade, ponto turístico, notícia da administração on-line, avisos, editais e resultados de licitações, estrutura administrativa como formação e contatos com o secretariado via telefone e e-mail, dentre outros links que visam garantir maior informações aos internautas.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, para ampliar o contato com a população, ainda mantém no site um link de serviço de ouvidoria onde a população de forma democrática e consciente pode fazer críticas e sugerir propostas ao prefeito Leonardo Rego para fazer uma cidade cada vez melhor atendendo o desejo e anseio popular. No Médio e Alto Oeste são poucas as prefeituras municipais que mantêm esse tipo de serviço, ou melhor, canal de comunicação com a população, e Pau dos Ferros parte na frente, confirmando que dispõe de um governo ousado e futurista.

O site mensalmente vem recebendo centenas de acessos de internauta da cidade de Pau dos Ferros e municípios do Médio e Alto Oeste que acompanham as ações do governo municipal através da rede mundial de computadores e muitos encaminham sugestões e cobram mais ações da municipalidade.

"Através deste espaço virtual, o cidadão fica sabendo exatamente quais as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos no município pela administração municipal do prefeito Leonardo Rego. A informação é essencial para que a população tome conhecimento do trabalho da Prefeitura", comentou Mateus Ricelly, responsável pela elaboração e manutenção do site.

Conversando com o povo - É outro importante canal de comunicação estabelecido entre o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, e a população, que vai ao ar todos os dias pela Rádios Cultura AM vem batendo recordes de audiência.Fonte:Jornal gazeta do oeste !!!

Ciclista aventureiro chega ao Alto Oeste e expõe fotografias

ALTO OESTE - O ciclista gaúcho José Paranhos Carrazzone, o "Dag 21", natural de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, está fazendo um percurso ciclístico pelo Brasil. O objetivo maior dessa pedalada é realizar o sonho do irmão Diogo Paranhos, ou "Dhp 27" como gostava de ser chamado, que tinha um projeto de percorrer o Brasil de bicicleta, conhecer seu povo, suas culturas, suas realidades e difundir esse conhecimento com as pessoas e estudantes que não têm a oportunidade de fazê-lo. Mas o projeto não deu tempo, o jovem foi assassinado aos 21 anos.

O sonho de Diogo teria encerrado com a tragédia, mas o seu irmão o "Dag 21", iniciou o seu percurso que já demora 13 anos, em cima de duas rodas, na sua companheira a inseparável bicicleta "Negrutcha", e já passou por 20 Estados brasileiros. Já são cerca de 50 mil quilômetros rodados, com 700 cidades registradas através de fotografias, que já chega a 50 mil no acervo que é exposto em cada cidade aonde Dag chega.

"Temos muito que mostrar nas capitais e no interior, é uma diversidade maravilhosa", disse o aventureiro. Que deixou seus anseios pessoais na Argentina, onde morava para realizar o sonho do irmão.

Quando chega a cidade, Dag procura a parceria das prefeituras, igrejas católicas, universidades e corporações militares, que de acordo com ele, sempre o ajudam. Nas localidades em que chega, procura um local para se hospedar e expor as suas fotografias, que por si só, é de encher os olhos e proporciona uma verdadeira aula da diversidade cultural e da desigualdade social do País. Em seguida Dag entra em contato com escolas e universidades e pede autorização para dar palestras, sem cobrar nada.

"Meu projeto é sem fins lucrativos", afirma. Os temas das palestras são as suas aventuras pelo o país, mas principalmente focando a questão da valorização da vida. A única coisa que leva com ele são camisas com os temas das campanhas que ele defende: "H2O Química da Vida" e "Paz e Amor", "quando alguém quer comprar eu tenho algumas unidades, ajuda a pagar algumas despesas", disse.

Depois de percorrer algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte, que já totalizam cerca de 100 municípios, Dag chegou a Pau dos Ferros, capital do Alto Oeste Potiguar, aonde recebeu apoio da Prefeitura Municipal e fez uma exposição na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

O ciclista Dag tem o desejo de fazer do seu acervo de fotos um livro mostrando todo o Brasil. "Eu quero fazer uma seleção das melhores e publicar junto com poesias de valorização da vida". Ele também faz um book com adolescentes com a camisa da campanha Paz e Amor, e coloca nas exposições fotográficas. Ele continua seu trajeto, seguindo para a região Norte, rumo aos estados que ainda irão apreciar a história de vida e as exposições do ciclista aventureiro e sonhador.Fonte:gazeta do oeste !!!

sábado, 24 de janeiro de 2009

Leonardo Rêgo: "O DEM não pode abrir mão de uma candidata como Rosalba"


Formado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP), o prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego (DEM) aparece como mais uma das grandes promessas de renovação do cenário político no interior do Rio grande do Norte. Representante de uma das famílias mais tradicionais na política da região do Alto Oeste, Leonardo foi eleito para seu primeiro mandato em 2004. Ele implantou novo sistema de gestão administrativa que, em primeiro momento, até causou impacto negativo a sua popularidade, tendo em vista que a principal filosofia aplicada pelo novo prefeito era a de erradicar de vez a prática do assistencialismo. A atitude, que rendeu antipatia nos dois primeiros anos de governo, também garantiu à Prefeitura de Pau dos Ferros sair da lista dos municípios inadimplentes e sem condições de realizar nenhuma obra com recursos próprios, para o patamar de um dos municípios com o maior número de obras realizadas em quatro anos de governo, como também uma das prefeituras que apresenta estabilidade econômica em todo o interior do RN.

Esses resultados trouxeram o reconhecimento do povo, que o elegeu para mais quatro anos de mandato. Leonardo então passou a ser considerado o "prefeito do empreendimento", homem que se preocupa não apenas com a melhoria da qualidade de vida da população de Pau dos Ferros, mas também da região que envolve mais de 30 municípios. Nos jardins de sua residência em Pau dos Ferros, o prefeito recebeu a equipe do CORREIO DA TARDE para falar sobre sua primeira gestão, os planos para esse segundo mandato e o cenário político que se forma com vistas às eleições em 2010.


Correio da Tarde: Como avaliar seu primeiro mandato?

Leonardo Rego:
Quando assumimos a prefeitura de Pau dos Ferros, é de conhecimento de todos, encontramos o caos generalizado. Apesar de jovem, tínhamos uma meta que era a mudança, nossa principal bandeira de campanha em 2004. Conseguimos estreitar a distância entre a teoria e a prática, que é o grande defeito da política nacional. O que pregamos no palanque colocamos em prática, enquanto prefeito. Para isso, enfrentamos grande desgaste político, mas nunca me deixei abater, já que tinha convicção de que estava fazendo a coisa certa. Conseguimos, então, implantar nosso projeto de gestão, o que acabou com o cenário de inadimplência, que impedia investimentos externos. Essas atitudes fizeram com que iniciássemos o último ano da primeira administração com uma aceitação de mais de 75% da população. Nossa maior conquista nesses primeiros quatro anos de governo foi modificar a cultura administrativa viciada e ultrapassada do assistencialismo. O resultado da vitória nas eleições de 2008 foi sinônimo de aprovação administrativa. Vencemos uma eleição de forma limpa, com aceitação popular ao nosso projeto administrativo.
O que não foi possível realizar em sua primeira gestão?

Algo tem que ser colocado de forma muito clara: uma coisa é assumir um mandato para governar dois anos; outra é assumir realmente por quatro anos. Fomos eleitos em 2008 para administrar de fato Pau dos Ferros por quatro anos, ou seja, não vamos mais perder tempo arrumando a casa. A prefeitura de Pau dos Ferros hoje não se encontra numa situação confortável, mas está estabilizada. Saímos de uma situação de caos para município com capacidade de investimento, por isso a perspectiva é a mais promissora possível.

Quais serão as suas prioridades nesse segundo mandato?

Uma das situações que já tracei como prioridade foi o servidor público municipal. No primeiro mandato, conseguimos grandes conquistas, como a equiparação salarial em quase 40% com relação a quem recebia menos de um salário mínimo, a implantação do Regime Jurídico Único, a realização de concurso público, entre outros. Neste segundo mandato temos o desafio da criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), o que vai resolver a situação do servidor municipal. Outro fator que gera impacto diz respeito aos precatórios. Com medidas racionais e eliminação de contratos provisórios, passamos a não ter demandas novas de questões trabalhistas. Estamos preparando o terreno para que os próximos gestores assumam uma prefeitura saneada. Não seremos mais gestor no futuro, pois não podemos nos candidatar novamente, mas estamos tendo a preocupação de deixar a prefeitura pronta que ser administrada sem problemas.

Seus posicionamentos ajudaram a mudar o perfil do eleitorado pau-ferrense?

No resultado da eleição de Pau dos Ferros em 2008 não se deve levar em conta o fator quantitativo, mas, sobretudo, o fator qualitativo. Conseguir mostrar ao eleitor de Pau dos Ferros que se pode vencer uma eleição de forma limpa, como fizemos. O grande alicerce que tive foi a aposta de que o reconhecimento pelo trabalho administrativo pode ser convertido em bônus político, e foi isso que aconteceu. Nosso projeto de reeleição foi consolidado em função da aprovação administrativa.

Essa comprovada mudança no perfil eleitoral trouxe reflexos na classe política local? Ou não se pode ainda detectar mudanças no perfil do político local ou regional?

A oposição de Pau dos Ferros hoje está sem oxigênio, pelo terrorismo praticado nos últimos quatro anos. A renovação do poder Legislativo local, em parte, mostrou que a sociedade repudia quem não se preocupa com o sentimento coletivo. A Câmara Municipal de Pau dos Ferros teve uma renovação de 70%. Isso comprovou que a estratégia destrutiva da oposição não foi aprovada pela população. A vinda do PMDB para somar ao nosso projeto pode ter sido sim um dos fatores principais. O partido mostrou maturidade e percebeu que estávamos fazendo uma gestão prudente, futurística, de resultado, o que nos garante uma convivência bastante harmônica. Posso também citar exemplo de mudança em nossa região, como na cidade de Encanto, onde, após soberania de 46 anos de poder, Albereno conseguiu algo parecido como o que fizemos em 2004, vencendo esse grupo. Eu participei ativamente da campanha dele, assim como em Francisco Dantas, na campanha de Gilson. Isso foi importante, já que o exemplo de Pau dos Ferros repercutiu nos municípios vizinhos, deixando claro que se deve deixar o paliativo de lado e acreditar no concreto.

Você recentemente teceu críticas à Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (Amorn) e à falta de união entre os prefeitos. O que espera que aconteça a partir de agora?

A presidência da Amorn agora está sob a coordenação do prefeito de Luis Gomes, Dedezinho, um rapaz que já foi prefeito de Major Sales e, ao que me consta, tem o perfil de bom gestor. Estamos na esperança de que ele operacionalize a associação aqui na região oeste. Fiz uma viagem recente à Alemanha, representando prefeitos do DEM no Rio Grande do Norte, por conta de uma parceria entre o DEM e uma fundação Alemã. O fator mais determinante que constatamos da eficiência administrativa em um país de primeiro mundo foi as chamadas circunscrições municipais, em que os municípios trabalham de forma coesa. Aqui no Brasil trabalhamos com diversas barreiras. Vou citar, como exemplo, a vinda do CEFET para Pau dos Ferros. Capitaneamos a luta, mas, dos 30 municípios da região, apenas 15 aderiram ao projeto. Hoje não fazemos parte da Amorn, mas poderemos vir a fazer, na hora em que detectar maturidade. Vou dar outros exemplos: vai ser difícil Pau dos Ferros e o Alto Oeste terem três conquista importantes como estão tendo agora. Falo da Escola Técnica federal, da BR 226 que vai cortar a 405 (contemplando o Anel Viário de Pau dos Ferros) e a expansão da Ufersa, que contemplará nossa região. Tudo isso somado à Universidade Estadual, teremos aqui um pólo universitário. Por qual motivo a Amornn em nenhum momento se envolve em projetos como esses? Tudo isso vai servir à região. Eu, como prefeito de Pau dos Ferros, sempre estaria engajado em projetos assim. Então é uma crítica construtiva que faço, para que exista coesão entre os municípios. Quero deixa claro que não tenho pretensão de assumir a Amorn, quero apenas que a entidade funcione.

Seu rompimento político com a governadora Wilma de Faria (PSB), na eleição 2006, trouxe algum tipo de perda? Ou você acredita que sua atitude o fortaleceu ainda mais politicamente?

Inquestionavelmente, no primeiro ano de governo eu era parceiro da governadora, e trouxemos investimentos importantes para Pau dos Ferros, como o Centro Vocacional Tecnológico, a ampliação dos Cursos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), as obras de pavimentação asfáltica e a urbanização da 13 de maio, além do Farmácia de Todos e da Central do Cidadão. Isso num curto espaço de tempo. Após a decisão que o partido tomou, e a governadora sabia que teríamos fidelidade à posição do partido, contrariando até a lógica, deixamos o governo. Agora é muito triste ouvir falar sobre convergência da bancada em torno do interesse do RN, quando ela não esta fazendo o dever de casa. Hoje não se tem mais relação com o Governo do Estado nem através de telefone. Quando o Governo realiza solenidade aqui sequer o prefeito é convidado a participar. Cadê a maturidade institucional? Essa e a realidade hoje posta. Já com relação à bancada federal, não tenho do que me queixar, porque, além dos parlamentares que tenho vinculo direto - como os três senadores e o deputado Felipe Maia, todos os parlamentares têm sido muito acessíveis, se mostrando preocupados com interesses maiores, que são os interesses coletivos do Estado. Então esse comportamento da bancada tem suprido a lacuna, a omissão do governo do Estado em relação a Pau dos Ferros, sem deixar de salientar os méritos que o governo teve no momento em que fui aliado.

Qual a sua avaliação do atual quadro político do Estado e as perspectivas com relação à eleição de 2010?

Pela experiência que temos, nos últimos anos as alianças partidárias têm se consolidado às vésperas das convenções. Foi assim em 2004, em 2006 e agora em 2008. Já absorvemos alguma experiência e não é salutar precipitar alguns fatos. O que há de concreto é que hoje minha afinação com o DEM, que é o meu partido, e com o PMDB, é a mais perfeita possível, e pelo que temos presenciado existe uma compatibilidade ampla de convergência com PMDB, não apenas em Pau dos Ferros, mas em nível de Rio Grande do Norte. Nossa perspectiva é promissora porque eu espero que nos meus dois últimos anos de governo tenha o Governo do Estado como aliado de Pau dos Ferros. Nominar no momento não é muito pertinente, mas que há esse projeto promissor, isso há.

Mesmo tendo falado que nominar não é salutar no momento, Rosalba seria o nome do governo que Leonardo sonha como aliado nos dois últimos anos de sua administração?

O nome de Rosalba é o que está sendo cogitado. Eu vou até confessar que pela experiência que temos na região: ontem mesmo participei da festa em Encanto e o que a gente sente nas ruas é que ela tem uma grande aceitação. As vezes que ela vem em pau dos Ferros seu nome está sendo bastante referenciado. Posso dizer com toda convicção que se a eleição fosse hoje Rosalba seria a governadora do Estado. Mas não há uma firmação categórica dela própria de que ela seja a candidata. Mas precisamos demandar o tempo para se chegar a um denominador comum.

Como você avaliar os rumores de um provável distanciamento político entre a senadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino?

Eu reputo isso como especulação. Inclusive faz parte da política. Eu vejo até como um charme. Em ano que não tem eleição o charme é a especulação. Eu não vejo nenhum distanciamento entre eles. Ao contrario: existe sim uma grande compatibilidade entre o ex-deputado Carlos Augusto, Rosalba e José Agripino. Carlos Augusto e Rosalba têm um histórico de fidelidade a José Agripino. Política se faz com responsabilidade e atitude democrática. Política se faz com espírito democrático. Quando você tem um candidato que está bem referenciado do ponto de vista popular, não tem como remar contra a maré. A política já demonstrou tanta experiência nesse sentido, e todos sabem como José Agripino faz política, de forma transparente. Então não vejo fundamento nessas especulações.Fonte jornal correio da tarde !!!

Leonardo diz que críticas à Amorn são construtivas


PAU DOS FERROS - O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), voltou a comentar a atuação da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (Amorn). Segundo o prefeito, as críticas feitas por ele foram construtivas, tendo o intuito de despertar no novo presidente, José Carlos Fernandes, o Dedezinho, prefeito de Luis Gomes, sobre a importância da entidade na atuação ao lado dos municípios da região. Essa atuação será importante para conquistas dos projetos de interesse regional. Leonardo fez questão de esclarecer que não tem nenhuma pretensão de disputar a presidência da entidade, tendo em vista que município de Pau dos Ferros sequer é filiado à entidade. Ele disse que a presidência da Amorn está em boas mãos, tendo em vista que Dedezinho parecer ser um prefeito com boa visão administrativa e sabedor da importância das parcerias para o desenvolvimento regional. "Ele já foi prefeito de Major Sales e, ao que me consta, tem o perfil de um bom gestor. Estamos na esperança de que ele gere operacionalidade na associação aqui da região oeste", acrescentou.

Leonardo, que esteve recentemente num encontro de prefeitos realizado na Alemanha, afirmou que nos países do primeiro mundo pode se constatar que a eficiência da administração pública se dá em conseqüência das circunscrições municipais. O prefeito de Pau dos Ferros acrescenta que existe uma espécie de consórcio entre os municípios. "Podemos perceber nesse encontro realizado na Alemanha que os municípios trabalham de forma coesa, enquanto aqui no Brasil trabalhamos com diversas barreiras. Podemos citar como exemplo a vinda do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) para Pau dos Ferros: capitaneamos a luta e dos 30 municípios da região, mas apenas 15 aderiram ao projeto. Isso comprova a desunião da qual eu falei anteriormente", acrescenta o prefeito.

Ele lamentou que a luta por importantes projetos para a região como a conquista da Escola Técnica Federal, a chegada da BR 226 que vai cortar a 405, com a construção do Anel Viário, além do campus da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) não tenha contado com a participação da Amorn. "Tudo isso vai servir para região e se viesse para qualquer outro projeto, eu como prefeito de Pau dos Ferros estaria engajados nesse projeto. Em nenhum momento vimos a participação da Amorn nesses projetos. Então é uma critica construtiva que eu faço, para que haja coesão entre os municípios", destacou.Fonte jornal correio da tarde!!!

Escola Catarina de Siena abre inscrições para diversos cursos profissionalizantes

PAU DOS FERROS - A juventude dos municípios do Médio e Alto Oeste tem oportunidade de se profissionalizar através da Escola Profissionalizante Catarina de Siena, localizada em Pau dos Ferros, que está com matrículas abertas para vários cursos no campo da área de saúde.

De acordo com a diretora da Escola Catarina de Siena, Soraya Vieira, os cursos têm a finalidade de preparar os alunos para entrar no disputado mercado de trabalho.

Dentre os vários cursos oferecidos pela Catarina de Siena estão o Técnico de Higiene Dental, para os que concluíram o ensino médio, com esse curso o profissional poderá trabalhar nos Programas Saúde da Família (PSF) e também nos consultórios de cirurgiões dentistas.

Outro curso que tem tido boa aceitação é o Curso Técnico de Enfermagem, também destinado aos alunos que concluíram o ensino médio e têm uma área bastante ampla no mercado de trabalho, nos hospitais, nos ambulatórios, PSFs, consultórios particulares. Em todos os setores da medicina preventiva, é exigido um profissional já capacitado.

O Curso de Técnico e Patologia Clínica é destinado aos concluintes de ensino médio. A capacitação forma o profissional que tem o mercado de trabalho aberto nos laboratórios de Análises Clínicas e com uma grande atuação em farmácias. É um curso novo no mercado que ainda se encontra aberto.

Ainda segundo Soraya Vieira, na área de imagem pessoal, que não exige uma escolaridade maior, o curso é de um ano. O curso de cabeleireiro é uma opção para melhor atender na procura do emprego, já que se trata de um curso para profissionais liberais.

Sediada em Pau dos Ferros, a Escola Catarina de Siena já capacitou centenas de jovens desde a sua criação, jovens esses que em sua maioria já estão com seu espaço no mercado de trabalho garantido. Informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3351-2108 ou através do e-mail sorayavieiraf@gmail.com.Fonte:Gazeta do oeste!!!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Leonardo e Fabrício tomam posse com aplausos e foguetes




PAU DOS FERROS - Antes de começar a cerimônia de posse dos eleitos de Pau dos Ferros, na noite de quinta-feira, a concentração de populares foi grande. Milhares de pessoas esperavam o prefeito reeleito Leonardo Rego, vice-prefeito Fabrício Torquato e os nove vereadores, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição e comemoravam com foguetes. Quando o prefeito Leonardo Rego chegou acompanhado da primeira-dama Érica de Paula Rego e do vice-prefeito Fabrício Torquato e a esposa, as pessoas se aproximaram para parabenizá-lo e desejar uma administração abençoada por Deus. A multidão que prestigiava a solenidade não continha a felicidade de ver o jovem ser reconduzido ao comando da municipalidade pau-ferrense. Presidida pela vereadora Maria do Socorro Pontes, a solenidade teve a presença da presidente do Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Maria Rego, ex-diretor da Embratur Edson Faustino, primeira-dama, Erica Rego, deputado estadual Getúlio Rego, padre da cidade, Francisco das Chagas. A sessão teve início com a execução do Hino Nacional, o juramento e a leitura do termo de posse narrada pelo vereador Márcio Jório. Logo após a assinatura do termo de posse, o vereador Eraldo Alves fez um amplo pronunciamento em nome de todos os vereadores. O Legislativo pau-ferrense renovou em 70%. Dos nove vereadores apenas três se reelegeram.Durante a sessão, Eraldo Alves saudou a todos os presentes. E, num discurso visivelmente emocionado, agradeceu a população de pau dos Ferros e destacou o trabalho do prefeito Leonardo Rego para o desenvolvimento do município. Após tomar posse o prefeito fez o seu pronunciamento, prestando contas à população do seu primeiro mandato à frente da Prefeitura de Pau dos Ferros, e destacou várias conquistas do seu governo nos campos da Saúde, Educação Social, Agricultura, urbanização e a valorização do servidor público municipal. O jovem prefeito falou da grande responsabilidade em representar a principal cidade do Alto Oeste. "A nossa reeleição foi uma prova positiva do nosso trabalho, da nossa responsabilidade da condução dos destinos de Pau dos Ferros", comentou o prefeito que agradeceu de coração ao povo pau-ferrense por continuar acreditando em seu trabalho.Mais à frente, Leonardo disse que o seu compromisso é fazer jus à confiança que a população depositou em sua reeleição. Quando falava de política o prefeito destacou o apoio da bancada federal para o sucesso de sua administração que vem realizando obras em praticamente todos os bairros da cidade. Leonardo que aprendeu a fazer política seguindo os caminhos do pai, o deputado estadual Getúlio Rego, que tem uma vida política sem manchas e marcada pela fidelidade partidária, destacou o senador José Agripino Maia como um exemplo na política a ser seguido. "José Agripino é leal, companheiro e um político serio", garantiu Leonardo. Sobre o secretariado o prefeito disse que a única mudança que fez foi na Secretaria de Saúde, onde nomeou o vice-prefeito Fabrício Torquato, mas garantiu o que o ex-secretário Bornes Júnior fará parte da sua equipe administrativa. "Foi com essa equipe que Pau dos Ferros ganhou o Selo Unicef e outras grandes conquistas, o que vou fazer são apenas ajustes para uma melhor eficiência administrativa", finalizou.Logo após a solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores aconteceram a queima de fogos e três shows animados pela cantora Eliane, Banda Forró da Pegação e Mobral que foi até o dia amanhecer. Fonte:Jornal gazeta do oeste!!!